sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Consenso na eleição dos dirigentes do TCM


03 de dezembro de 2010

Manoel Veras quer agilizar os julgamentos dos processos de contas dos 184 municípios cearenses na sua gestão

Sem disputa, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) elegeu, na manhã de ontem, o conselheiro Manoel Veras para presidir aquela Corte pelos próximos dois anos. Ele, que atualmente é vice-presidente, ganhou os votos de todos os conselheiros do Tribunal e será empossado em janeiro de 2011.

A sessão para eleição do novo presidente do TCM foi rápida e durou menos de uma hora. Depois disso, o Tribunal deu sequência normal à sessão ordinária de quinta-feira para a deliberação de processos.

Depois da eleição, Manoel Veras destacou, em entrevista ao Diário do Nordeste, a necessidade de agilizar os processos que chegam ao Tribunal e lembrou que a posse de 60 servidores, nos próximos dias, assim como a inauguração do novo prédio do TCM, no Cambeba, onde fica o Centro Administrativo do Estado, irão contribuir para isso.

Manoel Veras ainda disse que não pretende "desconstituir" o que foi realizado pelo atual presidente, Ernesto Saboia, ao longo dos últimos quatro anos. "O trabalho de Ernesto foi fundamental, mas precisa ser intensificado ainda mais", adiantou.

Foi no plenário do TCM que Manoel Veras, logo depois de ser eleito, revelou aos demais conselheiros suas principais metas quando assumir o comando do Tribunal. A primeira delas é "intensificar as fiscalizações" em municípios que recebem maior quantidade de recursos.

A segunda meta é a busca por uma maior participação da sociedade nas ações do TCM. Ele lembrou o trabalho realizado pelo atual gestor com as ferramentas de transparência do Tribunal, o que permite maior aproximação com a sociedade. Além disso, Manoel Veras afirmou que vai buscar também mais capacitação para os servidores.

Reunião

Para discutir seus planos à frente do Tribunal, Manoel Veras vai realizar, na próxima semana, uma reunião com o corpo técnico do TCM, quando vai conhecer tudo o que está em andamento na Corte e avaliar quais serão os "próximos passos".

Manoel Veras foi saudado pelos demais conselheiros, momento em que a gestão de Ernesto Saboia foi mencionada com elogios. O atual presidente do TCM disse que a eleição de Manoel Veras revela as boas relações existentes na Corte. Todavia, Ernesto preferiu não fazer uma avaliação de sua administração, pois vai deixar o cargo somente em janeiro.

Junto ao presidente eleito, Manoel Veras, irão compor a gestão do TCM, entre 2011 e início de 2013, os conselheiros Marcelo Feitosa, na vice-presidência, e Pedro Ângelo Sales, na Corregedoria. O conselheiro Luis Sérgio Gadelha Vieira continua na presidência da comissão de Legislação, Jurisprudência e Doutrina.

Depois da eleição, o vice-presidente eleito, conselheiro Marcelo Feitosa, agradeceu a escolha e afirmou que vai "cobrar" de Manoel Veras as promessas que ele fez. O Corregedor eleito, Pedro Ângelo, citou os "avanços" do sistema de informática do TCM na atual gestão e destacou a sua "intenção de corresponder" às expectativas depositadas sobre ele.
Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Adriana Pimentel

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates