domingo, 26 de dezembro de 2010

Parceiro do Estado - Ceará terá a 15ª visita do presidente em oito anos


26 de dezembro de 2010 Adicionar imagem

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Refinaria da Petrobras no Pecém, na próxima terça-feira (28), será o motivo da última viagem de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República ao Ceará. Em oito anos de Governo, esta será a 15ª visita de Lula ao Estado.

Em suas viagens ao Ceará, ao longo dos dois mandatos, o presidente conversou com políticos, empresários, definiu novos investimentos para programas sociais e fez o lançamento de obras de projetos estruturantes do Governo Federal, como o Programa de Aceleração do crescimento (PAC).

Durante as visitas ao Estado, Lula pôde comprovar de perto a popularidade que tem com o povo cearense, principalmente com aqueles das camadas mais baixas. As estatísticas comprovam que o Governo Lula trouxe melhorias significativas para a população. Comparado aos oito anos de FHC, Lula gerou cinco vezes mais postos de trabalho no Estado. Enquanto no governo tucano foram 51 mil empregos, no petista foram gerados 247 mil.

Avanços

Houve também avanços na educação com a instalação de 17 novas unidades de ensino tecnológico, sendo sete novas escolas técnicas, cinco campi avançados e cinco núcleos avançados, com capacidade para atender 21 mil alunos.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) beneficiou entre 2005 e 2009 mais de sete mil estudantes. Após 50 anos, o Ceará recebeu a segunda universidade federal, a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), que será implantada em Redenção. Até 2012, a Universidade Federal do Ceará vai oferecer cerca de 2.220 novas vagas.

Na saúde, estão sendo construídos com o apoio do Governo Federal dois novos hospitais; 21 policlínicas; 17 Clínicas de Especialização Odontológica; 32 Unidades de Pronto Atendimento, além da universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na área da habitação, o "Programa Minha Casa, Minha Vida" promete contemplar com moradia 50 mil famílias de baixa renda.

Apesar destas melhorias, em termos de projetos de infraestrutura pouco ficou de concreto para os cearenses após oito anos de Governo Lula. As grandes obras prometidas e com as quais o presidente angariou votos continuam como promessas. Projetos como a transposição das águas do São Francisco, a ferrovia Transnordestina e a própria refinaria ainda estão em andamento e o prazo para serem concluídos ainda é longo.

A culpa da morosidade, segundo Lula, é da burocracia, que é causada, muitas vezes, pelos próprios parlamentares, que criam "leis muito rígidas" e, consequentemente, "impõem muita fiscalização".

"As pessoas não têm noção do custo dessas obras paralisadas, é nós que somos os grandes culpados, porque nós que fizemos a lei", disse Lula durante visita às obras de construção do canal que vai integrar as bacias do São Francisco em Mauriti, no ano passado.

Quando forem concluídos tais empreendimentos podem gerar milhares de empregos no Estado, alavancando a economia cearense. A unidade da Refinaria Premium II, por exemplo, deve gerar cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos. "Uma refinaria desse porte tem força para mudar a economia do Estado. É possível dizer até que a história do Ceará será antes e depois da refinaria", afirmou o governador Cid Gomes.

JULIANNA SAMPAIO
ESPECIAL PARA NACIONAL

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates