sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

"Saio do governo para viver a vida das ruas", diz Lula

24 de dezembro de 2010

O presidente, que deixa o poder no próximo dia 1º, aproveitou seu último pronunciamento oficial para fazer um balanço dos seus oito anos de governo

Em tom de despedida, o presidente Lula fez ontem o seu pronunciamento de final de ano na rádio e na TV virar um balanço dos oito anos de mandato, com alfinetadas a antecessores, mensagem de apoio a Dilma Rousseff e as tradicionais doses de ufanismo. “Saio do governo para viver a vida das ruas”, disse, numa referência a Getúlio Vargas, que afirmou na carta de testamento sair da vida para entrar na história.

“Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta”, continuou o presidente. “Não me perguntem sobre o meu futuro, porque vocês já me deram um grande presente. Perguntem, sim, pelo futuro do Brasil e acreditem nele, porque temos motivos de sobra para isso “

Lula aproveitou a ocasião para exaltar sua sucessora, observando que é “profundamente simbólico” o fato de a faixa presidencial ser passada do “primeiro operário presidente para as mãos da primeira mulher presidenta”. “Tenho certeza de que Dilma será uma presidenta à altura deste novo Brasil, que respeita seu povo e é respeitado pelo mundo”. Também pediu que a população a apoiasse, assim como o apoiou “em todos os momentos”.

Incansável na crítica aos antecessores, o presidente disse que o seu governo afugentou “a onda de fracasso que pairava sobre o País”. “Se governamos bem, foi, principalmente, porque conseguimos nos livrar da maldição elitista que fazia com que os dirigentes políticos deste grande País governassem apenas para um terço da população.”

Otimista, afirmou que hoje o brasileiro “acredita mais no seu País e em si mesmo” e que o Brasil tem “um encontro marcado com o sucesso”. Elencou uma série de obras - como as hidrelétricas de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte - e até o trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio, projetos que, segundo ele, “estão entre os maiores do mundo e vão mudar o curso da nossa história”. (das agências)

E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
Lula sai do poder como um dos presidentes mais populares do país. Responsável direto pela eleição de Dilma, a dúvida que paira agora é sobre quais serão as atividades futuras do operário que conseguiu entrar para a História


Tags despedida

Fonte: O POVO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates