quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

EDUCAÇÂO - Brasil está em 53º no mundo em capacidade de leitura

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O Povo - Primeiro Caderno - Brasil, Fortaleza + Diário do Nordeste - Primeiro Caderno - Internacional, Cidade
Foto: Banco de Dados O Povo

No ranking de 65 países, o Brasil obteve 412 pontos (53º lugar). A China, primeira colocada, chegou a 556 pontos

O Brasil obteve o 53º lugar, em uma lista de 65 países, numa prova internacional que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos. Além da leitura, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) também avaliou as habilidades dos estudantes em matemática e ciências.

O exame, que é aplicado a cada três anos, é divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Juntos, os países que participam do Pisa representam aproximadamente 90% da economia mundial.

No Pisa 2009, o foco de análise foi a leitura. Nesse ranking, o Brasil obteve 412 pontos - a China, primeira colocada, chegou a 556 pontos. Foram avaliados diversos aspectos na leitura, como a capacidade de reflexão, avaliação e interpretação dos alunos, por exemplo.

De acordo com o relatório divulgado pela OCDE, o Brasil teve “um grande ganho” na nota de leitura nos últimos anos. O documento apontou que o Brasil tem dificuldades para melhorar a educação, uma vez que o país é grande e tem muitas escolas rurais.

Governo
Sobre o levantamento, o Ministério da Educação afirmou que o Brasil está entre os países que mais cresceram no Pisa nos últimos anos.

O Governo Federal destaca que a pasta responsável pela área vem cumprindo a meta do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) de atingir a média 395 pontos nas três matérias. (das agências de notícias)


O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O Brasil segue entre os piores colocados no ranking internacional de ensino. Ficou atrás de países como Bulgária e Romênia e dos latino-americanos México, Chile e Uruguai. Em relação às provas anteriores, o Brasil melhorou. O país teve média geral de 368 pontos em 2000, 383, em 2003 e 384, em 2006.

SAIBA MAIS

Quem está na frente do Brasil
O País fica atrás do Chile (44º), do Uruguai (47º), de Trinidad e Tobago (51º) e da Colômbia (52º).

Países que estão em pior situaçãoPor outro lado, o Brasil conseguiu ficar à frente da Argentina (58º) e do Peru (63º).

O que o programa avaliouO programa internacional avaliou diversos aspectos na leitura.
Entre eles, a capacidade de reflexão, avaliação
e interpretação dos alunos.

Como ficaram as notas dos estudantes
Em ciências, os estudantes brasileiros ficaram com 405 pontos. Em matemática, a nota ficou em 386 pontos (a China obteve 600 nesse quesito).
Na avaliação do Pisa por unidades da Federação, o Distrito Federal aparece com as melhores notas, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás, todos com média superior à média nacional.

No fim da lista, ficaram os estudantes de Alagoas e do Maranhão que obtiveram a menor nota - 354 e 355 pontos respectivamente. Na sequência, aparecem o Acre, o Amazonas e o Rio Grande do Norte, todos com média 371.

Números da pesquisa
1º China (Xangai)

2º Coreia

3º Finlândia

4º China (Hong Kong)

5º Cingapura

6º Canadá

53º Brasil

60º Albânia

61º Catar

62º Panamá

63º Peru

64º Azerbaijão

65º Quirquistão
  

Ceará melhora, mas segue entre os 10 piores do País

Os estudantes do Ceará melhoraram em leitura, matemática e ciências desde 2006. Mas não o suficiente para alcançar a média do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês). O desempenho do Estado no sistema de avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está entre os 10 piores do País, com 376 pontos de média geral das provas voltadas para adolescentes de 15 anos.

A média geral do País, englobando as provas de leitura, matemática e ciências, foi de 401 em 2009. De três em três anos, o Pisa é aplicado em cerca de 70 países, membros ou parceiros da OCDE. Os resultados do ano passado foram divulgados ontem. No Nordeste, o Ceará fica com a quarta maior média global. A melhor notícia vem da nota de ciências, onde houve um crescimento de 18 pontos em relação a 2006. 
Ao
levar em consideração a região Nordeste, o Ceará ocupa o quarto lugar, atrás de estados como Paraíba, Bahia e Pernambuco. Norte e Nordeste obtiveram resultados inferiores que Sul e Sudeste. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, as desigualdades entre os Estados são reflexos do baixo investimento em educação realizado pelos governos nortistas e nordestinos. Muito recentemente é que condições estão sendo dadas para que os Estados possam formular políticas educacionais consistentes.

Em leitura, o Ceará ficou com 381 pontos, enquanto a média nacional foi de 412. Já em Matemática, o Estado caiu no ranking de pontuação no Nordeste em comparação com a avaliação anterior. De quarta maior nota, passou para quinta. A secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, destacou, por meio de nota, que o Ceará teve um crescimento na média equivalente ao do Brasil, de 16 pontos entre 2006 e 2009. Em ciências, cresceu três pontos a mais do que a média nacional. “Isto manteve, praticamente, a mesma posição com relação à média brasileira. E uma leve melhora com relação ao ranking dos estados. Em 2006, o Ceará estava na 21ª posição”, acrescenta.

Apesar de reconhecer que, para quem está abaixo da média nacional, os esforços de melhoria precisam ser dobrados, a secretária fez ressalvas ao Pisa, por direcionar-se a estudantes nascidos em 1993, independente da série que cursam, e por favorecer os países e sistemas educacionais onde os alunos dessa idade já estão em etapas equivalentes ao ensino médio.

“Inclusive porque o objetivo tem um foco especial nas competências para resolver situações do mundo do trabalho”. Segundo ela, os resultados tendem a ser mais comprometidos na região Nordeste porque verificam-se altos índices de distorção na rede pública e, “praticamente, 50% desta população (nascida em 1993) ainda se encontra no ensino fundamental”.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O Pisa avalia estudantes de 15 anos dos países membros da OCDE e de países parceiros, como o Brasil. Para a organização, melhorias no desempenho no Pisa indicam melhorias futuras para a economia dos países. O Brasil quer alcançar a média da OCDE em 2021.

RESULTADOS DO PISA EM 2009

As piores médias do País no Pisa 2009
1. Alagoas – 354
2. Maranhão – 355
3. Rio Grande do Norte – 371
4. Amazonas – 371
5. Acre – 371
6. Sergipe – 372
7. Piauí – 374
8. Ceará – 376
9. Roraima – 376
10. Pará – 376

As melhores pontuações no Nordeste:
1. Paraíba - 385
2. Bahia - 382
3. Pernambuco - 381
4. Ceará 376
5. Piauí 374
6. Sergipe 372
7. Rio Grande do Norte 371
8. Maranhão 355
9. Alagoas 354

O Ceará no Pisa (2006 - 2009)
* Média geral
2006 - 361
2009 - 376
Brasil evoluiu de 385 para 401 no mesmo período.

* Leitura:
2006: 366
2009: 381 (15 pontos a mais)

No Brasil, a pontuação cresceu mais, de 395 para 412, 17 pontos a mais.

* Matemática
2006: 349
2009: 361 (12 pontos a mais)
No Brasil, a pontuação cresceu mais: 16 pontos, de 370 para 386.

* Ciências:
2006: 367
2009: 385 (18 pontos a mais)
No Brasil, a pontuação cresceu 15 pontos, de 390 para 405.

Em 2006:
O Ceará era o 7º do Nordeste na pontuação de leitura, 3º em matemática e 4º em ciências.

Em 2009:
O Ceará fica em 5º do Nordeste em leitura e matemática e 2º em ciências

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